Curinga do inverno masculino

É uma ferramenta múltipla para todas as horas. Blazer vai com camisa polo, jeans ou social, calça jeans, de veludo, social. Com gravata, sem gravata… Segura quase todas as situações. Quando o blazer for usado com camisa e gravata, prefira sapatos do tipo abotinados, nas cores preto e marrom; Com jeans e camiseta, use com botinas de camurça e coturnos no inverno e mocassim e tênis casuais no verão;

Em geral, um preto ou marinho resolve a vida de um homem;  são cores neutras, mais fáceis de combinar e aguentam perfeitamente uma gravata, se for o caso. Se for comprar um único blazer, prefira o clássico azul-marinho, porque é muito mais fácil de combinar com outras peças do seu guarda-roupa; Um bom tecido é a casimira, trama ideal para a alfaiataria masculina que pode misturar fios como lã, poliéster, seda, linho e algodão.

Se você mora em um lugar mais quente e gosta de blazer de cor clara, cáqui é uma boa opção – mas somente para situações menos formais. Conjunto em tons contrastantes, como blazer azul-marinho e calça cáqui, por exemplo, “fatia” a silhueta, sendo ótima opção para homens altos e uma possibilidade para os de estatura média;  O tecido ideal é a gabardine, o brim ou até mesmo o linho. Para o inverno, aposte em uma versão de lã, veludo ou tweed, usados com pulôver ou colete de lã, são excelentes alternativas para usar quando o frio apertar;

Um blazer de qualidade é uma peça que dura, no mínimo, dez anos, e está acima das flutuações da moda. Para que a peça dure por anos, prefira lavá-lo a seco, deixe tomando ar durante a noite depois de um dia de uso, e guarde-o com a capa que veio como proteção quando comprou. A quantidade de botões pode variar: optar por dois é mais sofisticado; o modelo de três é o mais tradicional, fica bem para todo mundo. Detalhe: o último deve sempre ficar aberto.

E fique atento: o blazer não é o mesmo paletó do seu terno. O paletó é parte integrante do terno e, por isso, vem sempre acompanhado de calça do mesmo tom e tecido. Já o blazer é uma peça menos formal, vendida avulsa e que pode ser usada com calças de diferentes cores e padrões.


Leave a Reply