10 Alimentos que dão músculos

Se você quer “crescer” mais, esse post é especialmente pra você. Existe uma porção de alimentos que ajudam a “ganhar” músculos, destes, nós selecionamos 10 para você balancear seu cardápio e dar uma ajudinha à musculação.

Sementes de Girassol

Pensava que era somente comida pra passarinho? Pois saiba que além de serem grande fonte de proteína, também estão cheias de nutrientes importantes para os músculos.

Um deles é a vitamina E, potente antioxidante que pode prevenir danos causados por radicais livres após treinos pesados.

Dica: Um punhado de sementes de girassol é ótimo snack.

Farinha de Linhaça Dourada

Não é só boato não, a linhaça realmente funciona e faz muito bem para a saúde.  Contém ômega-3, nutriente que reduz a velocidade da quebra de proteínas no organismo.

Qual a vantagem disso?

Para formar músculos, você precisa armazenar novas proteínas mais rápido do que rompe as velhas. Dica: Ponha a farinha sobre frutas ou bata com sucos depois da malhação.

Ovo

Além dos aminoácidos essenciais para construir e reparar os músculos, a gema do ovo possui alto teor de vitamina D, necessária para manter o tecido muscular saudável.

No café da manhã dos atletas, ovo é o que não falta!

Abacaxi

Essa dica é especial para o pós-treino. Possui potássio, magnésio e cálcio: minerais diretamente envolvidos na contração muscular. Também contém as vitaminas A, B1 e C, que impedem a oxidação dos músculos.

Dica: Quando for comprar, escolha o abacaxi com casca brilhante e levemente macia, folhas verde-vibrantes na coroa e cheiro doce.

Azeite de Oliva

Você sabia que esse é um dos alimentos favoritos dos octogenários e viris campeões de flexão de braço da Toscana (Itália)?

Não à toa: tem gordura monoinsaturada, que impede a degradação do tecido muscular e protege articulações.

Dica: Passe azeite no pão integral, em vez de manteiga, no café da manhã. Se você malha na hora do almoço ou à noite, use-o para temperar a salada.

Café

Essa substância é estimulante, ou seja, incentiva o organismo a produzir energia – o que pode aumentar sua resistência e então, você treina por mais tempo. Pelo mesmo motivo, 1 xícara de café é capaz de ajudar você a despertar e a acelerar a queima de gordura.

Brócolis

Se você não gosta, saiba que não adianta torcer o nariz. Eles contêm muita vitamina C. Um estudo da Universidade da Carolina do Sul (EUA) descobriu que doses elevadas do vegetal antes e depois do exercício diminuem a dor muscular.

Açafrão-da-Terra

A curcumina, composto ativo do açafrão-da-terra, desencadeia o crescimento celular, o que a promove o aumento de músculos e a reparação deles após lesões.

Dica: Em restaurantes, escolha pratos com curry – tempero que leva açafrão-da-terra.

Gengibre

Este alimento é redutor de inflamações. Uma pesquisa publicada no Journal of Medicinal Food (EUA) descobriu que gengibre alivia dor muscular com mais eficácia que aspirina.

Dica: Bata fatias da raiz com frutas ou rale-a sobre a salada ou o arroz.

Água

Sabia que cerca de 70% do músculo é formado por água? Por isso, você precisa mantê-lo hidratado para ele ficar definido: isso ajuda na hipertrofia e na síntese proteica.

E, um pequeno nível de desidratação já atrapalha seu desempenho no exercício, portanto, beba água antes, durante, depois da malhação e, no mínimo, 2 litros por dia.

As dicas são sãs nutricionistas Cynthia Antonaccio (SP), Eliane Tagliari (PR), Vanessa Franzen Leite (RS) e Ian Marber, fundador da clínica The Food Doctor em Londres (Inglaterra).

Com informações: Men’s Health


Leave a Reply